Padrão da Raça

Padrão da raça Golden Retriever

De porte majestoso, muito bonito, dócil e inteligente, o Golden Retriever é capaz de assimilar de maneira bem rápida tudo o que o seu dono deseja dele. Não é a toa que a raça ocupa o quarto lugar no quesito inteligencia entre 133 raças analisadas (Livro “a inteligência dos cães”).


A raça não é daquelas superativas, que necessitam de exercícios físicos reforçados, ao contrário, com o Golden as atividades devem ser dimensionadas e direcionadas de acordo com suas características. Passeios diários são obrigatórios para manter tanto a saúde física quanto comportamental.


O Golden não é um cachorro chato, daqueles que latem muito ou pulam sem parar, mas um Golden precisa da proximidade com a família para que seja feliz. Extremamente sensitivo, é capaz de perceber até as mudanças de humor do seu dono. E mesmo quando é repreendido está sempre pronto para perdoar e agradar. Quando mantido dentro de casa, prefere se acomodar em algum canto para dali ficar observando o que acontece ao seu redor.


Para quem procura um cão que possa fazer companhia à crianças, sem oferecer o menor risco, o Golden é certamente a raça mais indicada, é um cão que está sempre feliz, é paciente, amoroso e, na maioria das vezes, se mostra disposto às brincadeiras infantis. Não costumam latir muito, a não ser para alertar sobre a presença de intrusos. Mas nunca espere que um Golden se torne um cão de guarda, pois poucos minutos são suficientes para tornar-se amigo de qualquer desconhecido.


Como todo retriever, ele adora buscar as coisas e nadar e possivelmente não resistirá a um lago ou piscina.


Adaptação
Adapta-se facilmente ao estilo de vida dos proprietários e pode facilmente viver em apartamentos, desde que o piso não seja liso/escorregadio e saiam para passear diariamente.


No dia a dia procura sempre os familiares, porém sem ficar solicitando atenção o tempo todo.


Eles também se adptam muito bem com outros cães e animais.


Tamanho
Machos de 56 a 61cm.
Fêmeas de 51 a 56cm.


Cor
Qualquer tonalidade de dourado ou creme, nunca vermelho ou mogno.


Cuidados
Tem pouco cheiro, só dê banhos quando necessário. Escovar uma vez por semana para tirar os pêlos mortos. Adquirir um Golden Retriever é desfrutar do prazer da companhia de um cão que, tratado com amor, atenção e disciplina, responderá com confiança, afeto e companheirismo. Um verdadeiro amigo.