Historia da Raça

Retrievers são cães de busca, com excelente capacidade de resgatar, selecionados e desenvolvidos inicialmente para os esportes de caça de aves no século XIX.


Com o avanço da tecnologia e desenvolvimento da indústria bélica, as armas ficaram mais rápidas de recarregar e os sucessivos e rápidos disparos alcançavam mais aves. O tempo de retorno da presa precisava ser mais rápido ou elas afundariam no lago e se perderiam de vista.



Sr. Dudley Marjorybanks e o cão "Nous"

Nesta época, na Escócia, um Lord inglês chamado Sr. Dudley Marjoribanks, começou a buscar um cão de médio porte que fosse hábil caçador para acompanhar a velocidade do esporte. Para cumprir a principal função de uma caça mais ágil, este tipo de Retriever precisava ser simétrico, equilibrado e poderoso para terem passadas mais largas e sustentar as longas horas de esporte retornando com vitalidade. Essas características iniciais não serveriam de nada se não fossem inteligentes, calmos e obedientes para seguir as instruções e estarem sempre focados na função e no dono. Além disso, precisavam ter uma boca macia (“soft mouth”) para que as aves voltassem intactas.


Essas características somadas dariam o melhor resultado no esporte (mais rápidos e mais resistentes) e também no companheirismo do dia a dia. O Lord selecionou as seguintes raças para alcançar o que buscava: Tweed Water Spaniel (atualmente extinta), Flat-Coated Retriever e Curly-Coated Retriever.

Tweed Water Spaniel; Flat-Coated Retriever; Curly-Coated Retriever














Sr. Dudley Marjorybanks e seu sobrinho com um yellow Retriever

Começou então a desenvolver uma nova raça que separou registros meticulosos chamados de “Gundogs” e fez assim de 1835 até 1890 até que a seleção fez com que ficassem mais conhecidos como “Yellow Retriever”, já que isso era incomum pois todos os retrievers que existiam na época eram escuros.


O moderno “Golden Retriver” surgiu de um emparelhamento de um “Yellow Retriever” chamado Nous e de uma “Tweed Spaniel” chamada Belle onde 4 filhotes nas variações de claro ao escuro da cor caramelo nasceram e foram chamados de Ada, Crocus, Primrose e Cowslip.


Ao passar dos anos, eles se pareciam mais dourados, não só pela cor mas por serem perfeitos na função para o qual foram desenvolvidos e começaram a retribuir o “ouro” que o Lord inglês tanto buscava. Mais cruzamentos identicos foram repetidos e o que se percebia das gerações era o melhor Retriever na função e o melhor companheiro no dia a dia.


Se tornaram então mais do que simples “amarelos” e começaram a ser chamados de “dourados”.


Ruínas de Guisachan

Este processo foi continuado por um de seus descendentes após seu falecimento em 1894. Seu sobrinho, o Conde de Illchester se estabeleceu em Guisachan, a propriedade onde se desenvolveu toda a criação do Lord, localizada perto do Lago Ness, a sudoeste de Inverness, formando a base para o eventual reconhecimento do Golden Retriever.


Foram inicialmente aceitos para registro em 1903 no Kennel Club da Inglaterra como “Flat-Coats-Golden” e em 1911 foi fundado o “Golden Retriever Club of England” e só então em 1920 que a raça foi oficialmente reconhecida.






Em 1930-40 a raça se populariza nos EUA e é criado o “Golden Retriever Club of América”. Em pouco tempo os Goldens conquistaram o mundo e enquanto em alguns locais a caça é um esporte tradicional de elite, em outros esta função é desnecessária. Mas o Lord também se preocupou com o companheirismo e por isso, hoje em dia, os Golden Retrievers são apaixonados por recolher bolinhas e devotos ao companheirismo e para completar ainda carrega uma expressão meiga e sempre alegre.


Nossa "Marlina", exemplo de temperamento e característica da raça.



FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Soft_mouth
https://janedogs.com/flat-curly-coated-and-golden-retrievers/
http://petiko.com.br/article/racas-de-cachorro-extintas-que-voce-nunca-ouviu-falar
https://www.grc.de/zucht/rassegeschichte/
http://www.hamsheregallery.co.uk/stock.php?id=1521


Padrão da Raça

Dentro da nossa visão buscamos sempre as melhores linhas de sangue, sempre pautados no padrão da raça visando o tipo ideal dos Goldens Retrievers.

Conheça um pouco mais sobre o padrão dessa raça que amamos e escolhemos criar.


Conheça Mais

Temperamento

Alegres, brincalhões, enérgeticos, peludos, etc. Essas são apenas algumas das características da raça mais popular do mundo.

Aprenda um pouco mais sobre essa raça incrível e apaixone-se também!


Conheça Mais